CASAS PRÉ-FABRICADAS


Casas Pré-Fabricadas – O que são?


Tipos de Casas Pré-Fabricadas


Com certeza que, quando se fala em casas pré-fabricadas, o primeiro pensamento reverte para as casas tipo americanas, mas ficaria espantado com a quantidade de casas pré-fabricadas já existentes em Portugal e por toda a Europa.



“Casas Pré-Fabricadas” é um termo que engloba tanto casas manufacturadas, como casas modulares.



Casas Manufacturadas


(também conhecidas como casas pré-moldadas) são construídas numa moldura de aço amovível,
conhecido como "chassis". Os chassis são usados no transporte, bem como na fixação permanente das casas. Podem, também, ser colocadas sobre fundações permanentes. São tipicamente consideradas como alternativa de baixo custo, devido à sua construção em linha de montagem.




Casas Modulares


são normalmente consideradas a parente de alta qualidade das casas pré-construídas. Consistem em unidades ou módulos construídos numa fábrica, sendo posteriormente montados no local; usam frequentemente materiais mais caros e maiores do que as casas manufacturadas.

Oferecem, também, muito mais alternativas de personalização, incluindo “upgrades” como bancas em mármore ou diferentes tipos de chão.

De facto, estas podem mesmo ser mais caras do que a construção tradicional, dependendo dos “upgrades”. As casas modulares não usam molduras de ferro como a construção tradicional mas, sim, vigas de madeira com postes em metal para suporte. Este tipo de construção permite múltiplos andares, bem como caves.

Um tipo de casa modular é a painelizada ou a pré-cortada embora, por vezes, a casa modular seja considerada um tipo de casa painelizada ou pré-cortada. Depende a quem se pergunta!

As paredes de uma casa painelizada são construídas em fábricas e transportadas para o local, mais ou menos como as divisões modulares são transportadas. As casas pré-cortadas possuem unidades separadas e montadas no local mas, são muito mais estruturadas, desenhadas como um puzzle, unindo-se numa ordem específica, ao contrário do modo “à la carte” da construção modular. As casas em tronco de madeira costumam ser consideradas modulares ou painelizadas.

Este tipo de casas não deverá ser confundido com casas móveis. O termo "casas móveis" deve ser atribuído a caravanas, por exemplo. No entanto, neste caso, falamos de casas completas, com possibilidade de vários pisos e cuja movimentação requer mais do que um conjunto de rodas.

Apesar de, no inicio das casas pré-fabricadas, o seu intuito focar o facto de poderem ser movidas, hoje em dia, de uma forma generalizada, tal não acontece. No entanto, ainda existem situações onde essa característica é apreciada como, por exemplo, na construção de bares.


Uma casa residencial é construída e transportada para o local com o intuito de aí permanecer.

O estereótipo negativo de casa pré-construída ainda existe, mas é resultado da má informação que circula em forma de boato. Hoje em dia, uma casa pré-fabricada é uma habitação de alta qualidade, controlada em fábrica e é possível solicitar o financiamento da sua construção em qualquer banco.

As casas modernas, em particular as casas modulares são, em tudo, idênticas às casas de construção tradicional, no que respeita à sua qualidade e implementação no local. A legislação em Portugal também vem auxiliar neste ponto, pois não diferencia os métodos de construção, obrigando a uma aplicação de regras comuns a todas as construções.

Se pretende construir casa, as regras básicas aplicam-se a todas as formas de construção, ou seja, no que toca a comprar casa, o barato pode sair caro. Esteja atento e não se deixe enganar. As más empresas existem, em todos os sectores. Há que saber pesquisar atentamente, para fazer uma boa compra.


O facto de existir uma redução ao preço final no que respeita às casas pré-fabricadas, prende-se com alguns factos, como:

- Projectos de especialidade estão feitos para cada modelo e, como tal, não se reflectem no preço final como se fosse uma casa feita de “raiz”.

- Fabricação em quantidade.



As casas pré-moldadas necessitam da ligação e instalação de rede eléctrica entre as secções e o isolamento das mesmas. Podem ter vários pisos e existem muitas plantas de casas modernas ou casas rústicas por onde escolher, bem como tipologias. Este tipo de casa é extremamente difícil de distinguir de uma casa dita “normal”.

Após a sua montagem, uma casa pré-fabricada passa por um período de estabilização em que a habitação se estabiliza sobre si mesma. Como em qualquer casa, este período leva a ruídos e poderão surgir alguns defeitos como rachas, que deverão ser reparados pelo construtor.

As casas pré-fabricadas evoluíram de modelos simples até modelos complexos, contemporâneos e de linhas modernas, sendo usadas por muitos arquitectos que reconhecem o seu real valor. Cada vez mais, são aplicados métodos de construção verdes a este tipo de construção, o que eleva o seu valor.


As casas de madeira são um tipo de casas pré-fabricadas com grande popularidade não só pelo preço como pela beleza, sensação e cheiro da própria madeira.


Em Portugal, a venda faz-se quase estritamente através do contacto, seja via web, telefónico ou pessoal. Não é comum encontrar showrooms, embora algumas Empresas já os disponibilizem.



VEJA MAIS SOBRE CASAS PRÉ-FABRICADAS:

» A Construção
» Vantagens
» Legislação e Licenciamento
» Custos/Preços
» Financiamento
» Guia de Compra
» Testemunhos
» FAQ

» ARTIGOS E NOTÍCIAS

13 comentários:

teixeira disse...

Teixeira

Olá, nós estavamos interessados em saber mais sobre o tipo de construção usada na América do norte. Existem empresas especializadas nessa área em Portugal? Pode nos indicar algumas?
Obrigado

Anónimo disse...

boas que tipos de duvidas e questoes gostariam de saber? as construcoes sao completamento deferente mas sao rapidas e seguras gostaria de poder ser util

Anónimo disse...

Necessito de contato para este tipo de casas - urgente!

Anónimo disse...

Boa tarde

Eu estou interessado em adquirir uma casa pré fabricada.
Como poderei solicitar os tipos de materiais utilizados bem como os preços de aquisição das casas?

Obrigado

Portal Trading disse...

Estão de parabéns, muito interessante seu Blog, realmente ajudam muitas pessoas a terem uma visão melhor sobre o tema casa 'Casa Pré Fabricada'. Hoje muitas pessoas ainda tem um certo receio em investir nesse nicho de mercado, pensando que a moradia não tem uma durabilidade tão grande igual casas de alvenaria, o que é errado, pois dependendo da madeira escolhida, a madeira tem durabilidade superior a 50 anos.

Deixo aqui meu site para contato, caso alguém tenha interesse em conhecer alguns modelos de casas pré-fabricadas em Madeira. Fico a disposição.

www.portaltrading.com.br
tecnico@portaltrading.com.br

Atenciosamente Portal Trading Comércio e Exportação de Casas e Madeira.

João Camarinha disse...

Boas, eu gostava de saber mais algumas informações sobre este tipo de casas. existe alguma empresa perto de espinho (aveiro)?Alguem com quem possa falar pessoalmente e expor algumas duvidas e saber preços. este tipo de conceito fascina qualquer pessoa. Obrigado

Unknown disse...

Olá,estou com um projeto de abrir um bar restaurante em Montes Claros,Minas Gerais,e queria fazer uma parte interior com isolamento sonoro,devido a lei do silencio que é exigido por lá até mesmo porque esta em uma área comercial e também residencial,como ter mais informação de uma empresa especializada nesta região?
Muito Obrigado Márcio Serafim.

Joana disse...

Bom Dia,

Estou interessada em contatar-vos para solicitar um orçamento,

Deixo o meu email: joanapereira618@gmail.com

Melhores Cumprimentos
Joana Pereira

Anónimo disse...

Boa tarde e Bom Ano!

Gostava de saber a opinião de quem vive numa casa pré-frabicada ou modular! Se gostam? Se são confortáveis? Práticas para fazer uma vida nelas... etc...

Estamos interessados em construir uma e como é uma decisão para uma vida, queriamos saber!

Obrigada,
Andreia

Fernanda Reis disse...

Gostava de saber a opinião de quem vive numa casa pré-frabicada ou modular! Se gostam? Se são confortáveis? Práticas para fazer uma vida nelas... etc...

Estamos interessados em construir uma e como é uma decisão para uma vida, queriamos saber!

Obrigada,Fernanda Reis

FCL disse...

Fernanda Reis, pode deixar um contacto??

Pedro disse...

Olá, tou interessado em construção de betao e de lsf. Existem empresas especializadas nessa área em Portugal? Pode me indicar algumas? envie para o email: moreu18@hotmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Olá boa tarde..
Preciso de um orçamento referente a casa pré moldada com 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 banheiro..
O terreno é em Socorro/SP
Tem disponibilidade de início para qual data?

Whatsap 11 98347-9633
Email jeeh_smargiassi@hotmail.com