CASAS DE MADEIRA

Decidir viver numa casa de madeira é uma escolha muito mais saudável do que viver numa outra, erigida em betão!


Tudo sobre Casas de Madeira


- Introdução
- Construção
- Factos
- Vantagens
- Legislação



A madeira como material orgânico absorve e expulsa a humidade naturalmente, é um filtro de ar natural e os produtos utilizados no seu interior são totalmente naturais, contribuindo para um ambiente saudável para si e para a sua família. Doenças reumáticas e respiratórias são prevenidas pelo uso da madeira na construção, bem como reduz os níveis de stress, depressão e ansiedade. A madeira é um isolante térmico natural, mantendo as condições no seu interior agradáveis e poupando na conta da luz. Rápidas de construir, as casas em madeira possuem características ímpares que as tornam óptimas para a vivência do dia-a-dia. Coisas tão simples como a textura agradável ao toque, o cheiro ou o aspecto das casas de madeira, fazem desta um acrescento ao bem estar de cada um.

De soluções mais pequenas, passando pelas casas para uma família de cinco, por templos e igrejas, até empreendimentos hoteleiros de enormes dimensões, as aplicações para as casas de madeira são imensas.

Em Portugal, cada vez mais, as noções depreciativas e erradas sobre as casas de madeira vão-se dissipando, à medida que somos convidados a conhecer exemplos fantásticos de construção em madeira por todo o mundo e nos relembramos das tradições, também portuguesas, na construção de casas de madeira, como são exemplos as casas de madeirenses.

Conheça o mundo das casas de madeira. Vai ver que vale a pena!




Construção de Casas de Madeira:


Condição desejável é possuir um terreno, se possível infra-estruturado, ou entregá-lo ao cuidado de uma empresa, numa operação do género chave-na-mão.

As casas pré-construídas são montadas de dentro para fora. São feitas na ordem seguinte, podendo demorar desde uma semana a três meses, em muito dependendo da quantidade de personalizações:

   1. O chão é montado primeiro. Existe geralmente uma moldura de madeira por baixo do chão, onde os painéis da parede são depois acoplados;

   2. Seguidamente, os painéis das paredes são montados e presos com pregos e parafusos;

   3. Assim que a estrutura da casa está no lugar, é instalada a rede eléctrica de gás e água, bem como o revestimento da parede e tecto;

   4. O telhado é colocado;

   5. São adicionados os acabamentos, tanto interiores como exteriores.

O transporte é feito com consciência dos obstáculos, sendo normal os construtores avaliarem os mesmos. É recomendável a contratação de um empreiteiro que possa verificar a condição dos materiais, pois o transporte é sempre imprevisível. Deverá existir uma fundação construída aquando da chegada da casa para que esta possa ter um sítio onde pousar.

Quando a casa chega, é descarregada por uma grua e colocada na fundação. Toda a armação pode ser construída em apenas um dia, sendo que depois são instalados os seguintes componentes: soalhos, escadas e todos os extras. Existem algumas variáveis, mas praticamente todos os construtores garantem a entrega da casa de 3 semanas a 3 meses.




Alguns Factos Interessantes:


casa acolhedora
- As casas em madeira, depois de serem construídas, podem perder em média 3% da sua altura.

- Conexões nas casas de madeira devem ser móveis, para evitar danos às conexões entre os componentes de madeira e outros componentes como, por exemplo, lareira e escadas.

- A madeira é um organismo vivo, a sua selecção de modo adequado e a secagem da madeira são muito importantes para ter uma casa de madeira saudável e resistente.

- Demora cerca de 3 anos para uma casa de madeira secar depois de ser construída, para alcançar o seu equilíbrio de humidade; a secagem pode criar rachas.

- É importante tomar todas as cargas de parede em consideração e distribuí-las uniformemente para todos os andares de um edifício. Isso irá ajudar a corrigir e até resolução do edifício.

- É importante conhecer todas as peculiaridades operacionais e tecnologias de construção de casas de madeira e utilizar esses conhecimentos na prática. Isso ajudará a evitar problemas e defeitos de construção que se podem desenvolver, a menos que os princípios de construção de casas de madeira sejam respeitados.

- Os toros de madeira devem ser bem unidos, sem quaisquer lacunas no meio.

- O teor de humidade dos toros de madeira deve ser em média de 16 a 20% (teor de humidade natural é 50-70%).

- Os toros de madeira devem ser unidos numa superfície plana de pelo menos 12cm de largura.

- As cargas de peso (telhado, tecto) devem ser maximamente distribuídos ao longo das paredes externas e divisórias internas dos toros de madeira.

- Os caixilhos de portas e janelas não devem estar colados directamente a uma parede de madeira.

- As juntas dos toros de madeira  devem ser fixadas com pinos de madeira, utilizados em conformidade com as regras estabelecidas.

Seguindo os requisitos acima mencionados, vai garantir uma casa quente e durável.




Vantagens das Casas de Madeira:


    * Saúde: As casas de madeira, pelas suas características naturais de purificador de ar, controlador de humidade, agradável aos sentidos de visão, toque e olfacto, já referidas na introdução, ajudam na prevenção e combate a doenças respiratórias, reumáticas, redução de níveis de stress, ansiedade e depressão, etc. A propriedade não electrostática da madeira diminui substancialmente a quantidade de pó, ajudando no controlo e prevenção de doenças alérgicas. Para aqueles que sofrem de asma, este contributo é fundamental para uma vivência confortável.

    * Durabilidade: Se tivermos em conta que existem casas, na Escandinávia por exemplo, com 600 e 700 anos de existência, podemos apenas contar com o mesmo resultado mediante que a casa seja mantida correctamente.

    * Estabilidade Térmica: As casas de madeira retêm extremamente bem o calor e irradiam o mesmo de forma uniforme por toda a casa.

    * Insonorização: As casas em madeira são excelentes na redução de barulho e vibração exteriores. A madeira é frequentemente usada como isolador acústico em pequenas camadas. Numa casa de madeira, toda a casa é um imenso isolador acústico.

    * Ecológico: A construção em madeira liberta, de longe, muito menos CO2 do que qualquer outra forma de construção. O abate de uma árvore para a construção de uma casa dá origem, pelo menos, à replantação de uma outra árvore e promove a conservação e alargamento de áreas florestais pela criação de riqueza com as mesmas.

    * Mais Barato: Uma casa de madeira pode custar entre 10% a 30% menos do que uma casa em alvenaria equivalente.

    * Resistência ao fogo: Apesar de se pensar o contrário, as casas de madeira são muito resistentes ao fogo pois a madeira tem um efeito retardatário, bem como os produtos aplicados à mesma que estão, inclusive, regulados de forma padronizada pelo sector sendo que, em caso de incêndio de grande dimensão, poderá ser mesmo possível recuperar a estrutura.

    * Rapidez de construção: Uma das razões para um menor custo reside na rapidez de construção que pode ir de 3 dias a 3 meses, dependendo essencialmente do tamanho da casa.

    * Intemporal: A casa é vista como uma herança. Aquilo que hoje em dia consideramos moderno, rapidamente se torna antigo e feio. Facilmente podemos ver na paisagem urbana residências e prédios que, há não muito tempo, 10 ou 20 anos, consideraríamos modernos e hoje em dia são antigos e decrépitos. A casa de madeira possui uma beleza e qualidade estética que ultrapassa espaços temporais de séculos.




Legislação e Documentação para Construção de Casas em Madeira


Documentação necessária à elaboração dos projectos de arquitectura e respectivas especialidades e entrada do processo de licenciamento:


licenciamento camarario
* Fotocópia de documento de identificação
* Fotocópia de cartão de identificação fiscal (Contribuinte)
* Documento comprovativo da qualidade de titular de qualquer direito que confira a faculdade de realização da operação (Certidão da Conservatória do Registo Predial emitida há seis meses)
* Caderneta predial emitida pelo Serviço de Finanças (matriz predial)
* Levantamento topográfico geo-referenciado (com ligação à rede geodésica) em papel e formato digital
* Plantas e planos, exigidos pela respectiva Câmara Municipal,  aplicáveis à parcela onde se pretende edificar



Licenciamento Camarário


Actualmente, as edificações em madeira são projectadas com sistemas de desenho e fabrico assistidos por computador, sendo imprescindível o licenciamento legal. Os projectos de arquitectura e especialidades têm que ser sujeitos a aprovação camarária e tem que haver uma licença de construção. Estima-se que 80% da população da Europa setentrional e central, Japão, Oceania e América do Norte, habite em casas de madeira. Em Portugal, não existem dados estatísticos. De uma forma geral, os responsáveis pelas empresas construtoras de casas de madeira em Portugal consideram que este é um mercado com futuro, focalizado sobretudo em segundas habitações.






Veja tudo sobre Legislação - Licenciamento






VEJA MAIS SOBRE CASAS DE MADEIRA:

» Custos/Preços

» Financiamento

» Guia de Compra

» Testemunhos

» FAQ

» ARTIGOS E NOTÍCIAS

14 comentários:

Anónimo disse...

ola tudo bem olha quanto custa uma casa pré moldada? pode responde para o meu E-MAIL que e kelvinfiel@hotmail.com

Nativ disse...

Parabéns pelo texto! Achei muito esclarecedor e bem desenvolvido.

Anónimo disse...

o site está muito esclarecedor, s+o +e pena não ter orçamentos para termos ideia de valores.

Carla Onofre
carlaonofre@msn.com

Anónimo disse...

Bom dia. Qual podera ser mais ou menos o preço de uma casa tipo T3com alpendre ? tres quartos cozinha e sala junta .
Elisabete.cunha@sapo.pt

Anónimo disse...

quero essa bonitona aí com lareira!
quais produtos tem q passar na madeira?

Mauro Pernas disse...

Boa tarde sera possivel mandar precos de varias casas sffv.meu email é mauro_ santosfr@hotmail.com. Muito obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde será possível enviar.me algumas imagens/ preços de casas T3 com escritório e lavandaria para o meu email anamatos14@hotmail.com. Muito obrigada

Iracema disse...

Quer montar uma casa para mim ? Divulgo sua empresa para meus clientes . Aguardo contato


Atenciosamente : Iracema

eugenio disse...

Gostava de saber preços, e de ajuda para licença camarário....;)

Valdemiro Carvalho disse...

Boa tarde.
sou carpinteiro de casas de madeira e se precisar de um empregado pode entrar em contacto comigo numero de telemóvel ou mail:valdemirocarvalho70
@hotmail.com

Anónimo disse...

boas quem monta casas pre fabricadas preciso de uma tipo t3 fotos e preços obrig mail. ferreiragomes1000@hotmail.com

Anónimo disse...

Existe alguma empresa estabelecida na Ilha da Madeira ?!

cátia Martins disse...

Página esta esclarecedora, mas sugere alguma empresa que faça a construção de uma casa de madeira a preço razoavel e com tudo direitinho. ?
Se possível, agradeço email com informação e preços (cmartins05@gmail.com),
Cumprimentos

Anónimo disse...

Quero saber os preços de um t3 e fotos se for possível e se da para construir na ilha de madeira aguardo a resposta o meu mail: dasha-madeira@mail.ru