20 Fantásticas Casas Ecológicas Pré-Fabricadas


Os potenciais oferecidos pelas casas pré-fabricadas fazem com que estas sejam cada vez mais procuradas, o que explica o crescente interesse por este tipo de construção.

Algumas das vantagens passam pelo reduzido tempo de construção, desperdício mínimo, controlo de qualidade, entre muitas outras.

Dependerá sempre do fabricante e/ou fornecedor, mas as casas pré-fabricadas podem ser extremamente "verdes".



Deixamos aqui alguns exemplos de maravilhosas casas ecológicas pré-fabricadas:



E.D.G.E. - Experimental Dwelling for a Greener Environment


E.D.G.E. - Experimental Dwelling for a Greener Environment (Residência Experimental para um Ambiente mais Verde) - é uma construção moderna e incrível. Apesar de pequena, o espaço aparece como sendo abundante, a sua beleza quer interior quer exterior são elementos abonatórios e, claro os elementos verdes fazem desta casa um objecto precioso a reter.

Desenhada pela Revelations Architects esta casa pré-fabricada não tem intuito de ser apenas um protótipo e a sua comercialização é feita na América do Norte.

A EDGE possui algumas características ecológicas:

    * Aquecimento solar passivo;
    * Recuperação de Calor;
    * Portas isoladas para retenção de calor;
    * Colheita de Água das Chuvas;
    * Aquecimento e arrefecimento geotérmico.

Veja mais sobre casas ecológicas








LUNA HOUSE

A Luna House desenhada pela Ma Modular é uma magnífica casa composta por dois módulos largos e um pequeno com junção.


Algumas das sua características verdes:
  • Pintura ecológica;
  • Armazenamento de Água da Chuva;
  • Painéis fotovoltaicos;
  • Uso de bamboo e cortiça.








V100 MOD BOX

Este cubo feito de materiais verdes, aplicações de topo de gama e design de estilo pode ser montada por qualquer um e sem precisar de ferramentas.

Desenhada pela V2 Flat pode ser usada para múltiplos fins desde casas familiares até hoteis.

Não requer pregos ou prafusos, nem pintura.








SUSTAINABLE CABIN

Respondendo a um desafio estudantes do Texas, mais concretamente da Texas Tech University, criaram esta cabana inspirada em desenhos de Thoreau e Le Corbusier.

Após a sua construção foi instalada em Wichita Falls onde é usada por estudantes no estudo de princípios de design sustentável.






Tal como o vídeo demonstra esta cabana apresenta diversas soluções ecológica em diversos planos, como o  tratamento e uso de água, a produção de energia, combustão, ventilação natural, etc.










OMD SHOWHOUSE

1 Quarto e 1 casa de banho, a simplicidade é o elemento chave desta habitação.

Inclui aquecimento radiante, painéis de poli-carbonato, acabamentos de alta qualidade e é construída com materiais sustentáveis.









SML SERIES

Esta habitação é composta por dois módulos ligados entre eles por uma ponte. De um lado temos a cozinha, sala de estar, lavandaria e casa de banho de serviço. Do lado oposto temos dois quartos e uma casa de banho completa.

Simplesmente deslumbrante!












OCEANSIDE PREFAB

Desenhada pela Alchemy Architects, tem não só a beleza de uma casa moderna como transmite uma sensação de tradição. Americana de origem lembra os postos de controlo dos nadadores salvadores californianos. Mesmo não havendo qualquer intenção faz também lembrar os espigueiros das aldeias portuguesas.











L41

Uma pequena beleza.

Pode ser emplhada, emparelhada e está disponível em vários tamanhos.

Iluminação LED, aquecimento solar, recuperação de calor e telhado verde são algumas das características ecológicas deste modelo.

Desenhada por Michael Katz e Janet Corne














LVL

A LBL possui paredes de isolamento duplas, telhado verde e janelas de akta eficiência entre muitas mais caraterísticas ecológicas.

Desenhada por Kootenay Lake Village.












OSPREY

Algumas das características verdes deste modelo:
Janelas de alta eficiência;
Tintas amigas do ambiente;
Torneiras com redução de caudal;
Preparada para painéis fotovoltaicos.












CHALLENGER

Construída em fábrica em 38 dias, a instalação deste modelo pré-fabricado demora apenas 2 dias.

Construída para ser energéticamente eficiente a casa é obstruída em metal não tratado o que lea a um enferrujamento da mesma atribuindo-lhe assim o seu aspecto único.















B-LINE MEDIUM 003

Esta linda casa contemporânea foi desenhada pela Epoch Times.














ORIGIN

Com múltiplos propósitos este modelo da Blu Homes são extremamente versáteis.

Possui iluminação eficiente, ventilação, torneiras com redução de caudal, iluminação LED entre outras características ecológicas.










RECLAIMED SPACE

Ok, nós sabemos. Esta é feia :)

Estas casas são fabricadas pela Reclaimed Space a partir de materiais de construções demolidadas e de "restos". Poderia pensar-se que apenas servem como ideia de ecologia e nunca seriam usadas para qualquer fim. No entanto acontece precisamente o contrário. Já foram fabricadas várias tendo uma delas sido leiloada no ebay por + de 75 000 $ (após licitações efectuadas por diversas celebridades).











FORTINO

Desenhada pela Ideabox este modelo foca-se na eficiência energética com acabamentos de qualidade.










ELEMENT

Este modelo da Blu Homes possui chão em bamboo, tintas amigas do ambiente, torneira com redução de caudal entre outros componentes verdes.

Este modelo de casa pré-fabricado foi pensado de maneira a "abrir-se" após o transporte aquando da instalação no local de construção de forma a reduzir os custos de transporte.








GREEN HOME OFFICE

Este modelo foi projectado por estudantes de arquitectura da Academy of Art University de São Francisco.

Construída recorrendo a vários materiais amigos do ambiente recebeu uma comendação da The American Institute of Architects.

Entre os materiais reciclados usados podemos encontrar isolamento em fibra de cotão, revestimento de madeira reaproveitado, molduras de janelas de alumínio, e chapas onduladas. O desperdício foi também cuidadosamente acautelado pelos estudantes.








POPUP HOUSE

Desenhada e concebido por Hally Thacher a sua construção demorou aproximadamente 3 meses. Esta casa é basicamente composta por 1 ou 2 módulos extremamente grandes que poderá personalizar da forma que pretender. Da forma ecológica, é claro.










EP:STUDIO

Eficiente e extremamente adaptável. Perfeita para adições.












KTLH1.5

Interiores magníficos e contemporâneos fazem deste modelo uma delícia para os olhos. E para o ambiente a sua redução aos consumos de energia eléctrica, água e materiais ecológicos são um belo presente.







1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava de construir um casa modular em Brasília DF com +/- 200m2 e não sei onde encontrar construtores, podem indicar alguns?