Em Portugal desde Abril de 2008 é possível a um particular vender energia eléctrica à rede eléctrica nacional desde que a mesma seja produzida através de fontes renováveis. Um sistema de micro-produção ( +- 30m2) permite ao particular receber cerca de 4 mil euros por ano.
De referir a Central Solar Fotovoltaica de Serpa (CSFS) que desde 2007 é maior unidade do género em todo o mundo.Está já em fase de construção uma central com seis vezes a capacidade da de Serpa, também no Alentejo, em Amareleja.
A maior parte da energia do sol é a luz visível que pode ser aproveitada através da conversão em energia eléctrica através do uso de células fotovotaicas.
Na sua maioria, as células fotovoltaicas são feitas de silicone , que é um dos materiais mais comuns na terra. Quando a luz solar incide numa célula fotovoltaica, os electrões viajam entre duas camadas através de uma arame devido a diferentes propriedades dos dois bocados finos de silicone.
Para a captação eficiente e geração de energia, as células fotovoltaicas são ligadas formando tabelas fotvoltaicas. Desta forma as células podem produzir electricidade suficiente para um consumo doméstico.
É cada vez mais comum, em grande parte devido aos benefícios concedidos pelo Estado, ver painéis solares instalados em habitações (e não só) por todo o país.
A armazenagem de electricidade obtida através da luz solar é feito geralmente através do uso de uma bateria recarregável que contêm peças especiais e produtos químicos sendo capazes de carregar e descarregar energia quando necessário.
Existe também um controlador de carga electrónico que permite o carregamento da bateria de forma eficiente e impede que o painel solar sature a mesma protegendo os próprios painéis solares de danos eléctricos, mantendo a corrente unidireccional.
O uso de aparelhos domésticos é possibilitado por um inversor de energia que transforma a corrente directa (DC) emitida pela bateria em corrente alternada (AC). Hoje em dia muitos dos controladores de carga já vêm equipados com o seu próprio inversor.
O uso dos painéis solares, que estão cada vez mais baratos e acessíveis, pode ser feito em perfeita sintonia com outras fontes de energia como a rede pública eléctrica.
Em alguns casos a energia produzida é superior à energia consumida podendo o excesso ser vendido à própria rede pública. A situação mais comum é fornecimento de electricidade durante o dia ser efectuado pelos painéis solares e durante a noite pela rede eléctrica nacional.
Benefícios Económicos
- Depois do investimento inicial ser recuperado, a energia do sol é praticamente GRATUITA.
- A recuperação / período de recuperação de investimento deste investimento pode ser muito curto dependendo de quanta electricidade a sua casa usa.
- Estímulos financeiros são a forma disponível o governo que reduzirá o seu preço.
- Se o seu sistema produzir mais energia do que aquela que é usada, a sua companhia de electricidade pode compra-lo de você, acumulando um crédito na sua conta!
- Energia Solar não necessita de nenhum combustível.
- Não é afectado pela provisão e a exigência do combustível e por isso não é submetido ao preço sempre que aumenta o do petróleo.
- O uso da energia solar indirectamente reduz preços de saúde.
Benefícios Ambientais
- Energia Solar é limpa, renovável (diferentemente de gás, óleo e carvão) e sustentável, ajudando a proteger o nosso ambiente.
- Não polui o nosso ar lançando bióxido de carbono, o óxido de nitrogénio, o bióxido de cor de enxofre ou o mercúrio na atmosfera como muitas formas tradicionais de gerações eléctricas fazem.
- Não contribui para aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e poluição.
- Contribui para a redução de emissões de gás de estufa verdes perigosos.
- É gerado onde é necessário.
- Não contribui para o preço e problemas da recuperação e o transporte do combustível ou o armazenamento de resíduos radioactivos.
Benefícios de Autonomia
- Pode ser utilizado para compensar o consumo de energia fornecido por utilidade. Não só reduz a sua conta de electricidade, mas também continuará fornecendo a sua casa com a electricidade no caso de uma perda por problemas na rede.
- Um sistema de Energia Solar pode funcionar de forma totalmente independente, não necessitando duma conexão a um rede. Os sistemas, por isso, podem ser instalados em posições remotas (como cabanas de de férias), fazendo-o mais prático e rentável do que a provisão da electricidade de serviço a um novo sítio.
- O uso da Energia Solar reduz a nossa dependência de fontes estrangeiras e/ou centralizadas da energia, sob o efeito de catástrofes naturais ou eventos internacionais e assim contribui para um futuro sustentável.
- Energia Solar apoia o emprego local e a criação de prosperidade, funcionando como fomentador de economias locais.
Benefícios de Manutenção
- Praticamente livre de manutenção e durarão durante décadas.
- Uma Vez instalado, não há nenhum custo a acrescentar.
- Funcionamento silencioso, não têm nenhuma parte em movimento, não liberta cheiros ofensivos e não necessita de combustível.
- Mais painéis solares pode ser facilmente acrescentados no futuro quando as necessidades da sua família crescem.
1 comentário:
Parabéns pelo vosso artigo. Sobre este assunto informamos os leitores deste blog que já nos encontramos incluidos na respectiva página casasprefab.blogspot.pt/2010/11/servicos-complementares.html
ccbs energia - soluções de independência energética para casas pré fabricadas.
Enviar um comentário